DIREITOS
NOVOS TEMPOS
Os casais de pessoas do mesmo sexo serão considerados pela primeira vez uma família pelo US Census Bureau (agência governamental responsável pelo censo nos Estados Unidos).
A mudança foi anunciada em maio mas colocada em prática somente esta semana pela American Comunity Survey, que também pesquisou fatores como pobreza, renda e saúde.
DIREITOS
NITERÓI (RJ)
A Câmara Municipal de Niterói (RJ) resolveu homenagear o pastor Silas Malafaia, mas a ação não passou despercebida por manifestantes pró-LGBT.
Com cartazes e palavras de ordem, um grupo de pessoas invadiu o plenário para atrapalhar a entrega do título de cidadão niteroiense ao homofóbico, na sexta-feira, 19.
Malafaia não compareceu por motivos de saúde, mas foi representado por um de seus assessores, o candidato a deputado federal Sóstenes Cavalcante.
DIREITOS
SÃO CARLOS (SP)
UFSCar autoriza nome social
para travestis e transexuais
Texto: Redação
para travestis e transexuais
Texto: Redação
Uma das mais respeitadas instituições de ensino de São Paulo, a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) autorizou o nome social para alunos e funcionários travestis e transexuais.
O uso do nome social será aceito na lista de presença, e-mail, diários de classe, formulários, solenidades como entrega de certificados e colação de grau e no tratamento por professores e colegas, dentre outros. A medida, decidida de forma unânime pelo Conselho Universitário, vale para todos os campi da universidade.
O vice-reitor e membro do conselho, Adilson Jesus Aparecido de Oliveira, afirma que a medida foi levada à discussão após pedido feito por um aluno. “Pedimos apoio da nossa Procuradoria para avaliar a normatização”.
Segundo ele, esse estudo levou menos de dois meses. “A UFSCar tem a tradição de trabalhar com as diferenças. Uma questão de respeitar essa particularidade da pessoa.”
DIREITOS
FALSO TESTEMUNHO
Quando fazemos algo de que nos arrependemos, o melhor é assumir e arcar com as consequências, certo? Bem, não foi exatamente isso que fez Flavya Caser, de 20 anos, em Santos (SP).
A jovem se prostituiu para comprar drogas e, com medo de como a namorada iria se comportar, inventou que havia sido estuprada.
Em 3 de setembro, Flavya afirmou, em depoimento à polícia, que caminhava no bairro José Menino, quando foi abordada por dois homens que a obrigaram a usar crack e manter relações sexuais.
Quando as investigações começaram, a mulher mudou a versão dos fatos. Flavya revelou que era viciada em drogas e não tinha dinheiro para comprar entorpecentes. Então, ela decidiu se prostituir para conseguir comprar crack. Depois de usar a droga, a mulher dormiu e foi acordar em outro local. De acordo com a polícia, a jovem inventou a história para não ter que se desculpar com a sua namorada.
Flavya foi indiciada e responderá criminalmente por falso testemunho.
DIREITOS
CONJUNTO NACIONAL
Duas transexuais foram vítimas de discriminação no Shopping Conjunto Nacional, em Brasília. Na terça-feira, 16, Marie Flora da Silva, de 24 anos, e Allexia Rizzon, de 21, foram retocar a maquiagem no banheiro feminino, quando seguranças apareceram para expulsá-las do local.
Marie Flora conta que argumentou que sofreriam assédio no banheiro masculino, mas os seguranças não se preocuparam. “Disseram que não podiam fazer nada e ficaram rindo, como se fosse uma comédia. Demonstraram zero preocupação conosco. Você vai ao chão, fica acabada”, afirmou ao portal G1.
Na quinta-feira, o shopping abriu processo interno para apurar a denúncia. Os seguranças teriam alegado que estavam apenas cumprindo ordens da administração.
Em nota, o estabelecimento disse que “respeita os valores humanos, a diversidade e não tolera nenhuma forma de discriminação”. “A companhia reitera ainda que realiza treinamentos constantes com a equipe de segurança para abordagem e tratamento com o público de forma geral e reforça sempre os valores baseados na ética, respeito, humildade e transparência”. Uma representante do shopping ligou para as jovens para se desculpar sobre o ocorrido.
À reportagem, Allexia disse que estuda como processar o shopping. “Eu nunca me senti tão humilhada na vida. Já sofri preconceito, mas não chegou a esse ponto. Nas nossas famílias, todo mundo nos apoia, todo mundo chama a gente pelo nome feminino. Minha mãe ficou chocada com isso. Só quem vive o preconceito sabe como é ruim e como dói.”
CINEMA E TV
3ª TEMPORADA
Drag Deena Love emociona na
estreia do The Voice Brasil
Texto: Redação
estreia do The Voice Brasil
Texto: Redação
O programa “The Voice Brasil 3″ começou, na quinta-feira, 18, emocionando os jurados e público e a responsável foi uma drag queen. Deena Love fez muito bonito na apresentação de “Calling You”, música da trilha sonora do filme “Bagdad Café” (1987).
Todos os quatro jurados se viraram e disputaram a cantora para seus times. Mas foi Lulu Santos quem mais se encantou com sua performance vocal. “Não deve ser fácil você montar a personagem. Você constrói tão incrivelmente isso. A gente está diante de uma grande voz, de uma verdadeira personalidade”, disse o cantor.
Deena contou que cresceu ouvindo Carmen Miranda, as cantoras do rádio e Dzi Croquettes. Ela escolheu justamente Lulu. E o cantor agradeceu elogiando-a. “Você é uma inspiração para mim como cantor e artista. Você me honra e honra o gênero humano, mas acima de tudo pelo seu talento. Lhe agradeço”, disse Lulu.
Na internet, sua performance arrancou elogios de celebridades como Deborah Secco, Astrid Fontenelle, Giovana Ewbank e Ingrid Guimarães. “Vou te dizer uma coisa: chorei de verdade com a força dessa drag. Que voz, que atitude, que lindo..”, disse Ingrid no Twiter.
DIREITOS
DIREITOS GARANTIDOS
Piauí realiza primeiro
casamento gay em presídio
Texto: Redação
casamento gay em presídio
Texto: Redação
O amor não tem barreiras, nem grades. A Penitenciária Feminina de Teresina realizou, na quarta-feira, 17, o primeiro casamento entre pessoas do mesmo sexo em um presídio do Piauí.
As internas Everoneide Costa Gomes, de 36 anos, e Mairla Santos Lima, de 23 anos, tiveram a união celebrada pelo juiz auxiliar José Airton, com a presença de 30 outras internas.
“Elas cometeram crimes e perderam o direito de ir e vir, mas todos os outros direitos devem ser garantidos. O que nós estamos fazendo aqui é assegurando a elas o direito que têm de selar o compromisso entre ambas, sem preconceito”, disse o magistrado, ao portal UOL.
As duas estão juntas há cinco anos desde antes de serem detidas. Everoneide está presa por tráfico de drogas e Mairla por assalto a mão armada.
A decisão de oficializar a união ocorreu há um mês, após participarem de uma palestra do grupo Matizes, que defende os direitos humanos de lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros.
MÚSICA
HOMOFÓBICA
Yulia Volkova deu show de homofobia em participação no programa russo “Detector de Mentiras”. Ex-membro da dupla T.A.T.U, que fez sucesso no começo da década passada, a cantora disse que condenaria se um dos dois filhos se mostrasse gay.
“Um homem não tem direito de ser ‘bicha’”, disparou a homofóbica. O aparelho confirmou que ela estava dizendo a verdade. O apresentador, então, quis saber se a sua opinião seria diferente se ela tivesse uma filha.
“Duas meninas juntas não é a mesma coisa que dois homens juntos. Me parece que ver lésbicas é esteticamente muito mais tranquilo do que ver dois homens de mãos dadas ou se beijando”, respondeu, contraditória.
Curiosamente, a cantora só conseguiu fazer sucesso porque ela e a outra integrante da dupla, Lena Katina, forjaram um romance, em estratégia do seu ex-empresário. Em 2003, ambas confirmaram que o romance era mentira. A dupla acabou em 2011, e Yulia seguiu em carreira solo.
DIREITOS
ALIADA
Leandra Leal nunca escondeu seu apoio aos direitos gays. A atriz já participou de paradas do orgulho LGBT e deu declarações favoráveis aos gays. Agora, a intérprete celebrou uma união homossexual.
Amiga de Aslan Cabral, a protagonista de “Império” celebrou a união do ex-BBB com o médico Arthur Aguiar, no último fim de semana, na praia de Ponta do Mangue, em Alagoas.
“Casamento lindo, cheio de amor e alegria”, escreveu Leandra na legenda de uma foto compartilhada no Instagram. “Nós vos declaramos marido e marido! O amor, a vida e o encontro devem ser celebrados sempre! Viva a família do coração”, escreveu a atriz em outra foto. E agradeceu o convite. “Obrigada por terem me confiado a missão de conduzir esse ritual de amor.”
DIREITOS
INÉDITO
Manaus realiza 1º casamento
coletivo gay na Região Norte
Texto: Redação
coletivo gay na Região Norte
Texto: Redação
O auditório da sede da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Amazonas (OAB), na Zona Centro-Sul de Manaus, foi palco do primeiro casamento coletivo gay da Região Norte e quarto do Brasil.
Ao todo, 14 casais de pessoas do mesmo sexo e mais um casal de heterossexuais se uniram na terça-feira, 16, se uniram na cerimônia que reuniu centenas de convidados.
“É um grande passo para tentarmos quebrar o preconceito que ainda existe. Temos o direito de estar juntos como qualquer pessoa”, disse, aos prantos, ao portal G1, o personal trainer Sidcley do Vale, de 39 anos, que se casou com o administrador José Simões, de 37, com que está há 12 anos.
“Caminhamos em passos lentos. Esperamos que, a partir do ano que vem, essa cultura se torne mais comum perante a sociedade. Essa iniciativa é importante para mostrar para todos que temos os nossos direitos e deveres, garantidos constitucionalmente. Ainda há muita desinformação”, afirmou Sebastiana Silva, coordenador do Fórum LGBT no Amazonas. A próxima cerimônia coletiva na cidade será em março de 2015.
Nenhum comentário:
Postar um comentário