DIREITOS
ALERTA!
Uma pesquisa feita com 4.000 adolescentes LGBT italianos revelou que mais de mil deles (por volta de um terço) já pensou em suicídio.
“A homossexualidade pode ser um inferno, quando combinada com o bullying na escola ou com famílias que não aceitam seus filhos e filhas”, disse Fabrizio Marrazzo, da entidade arco-íris Gay Center, responsável pelo estudo.
Segundo o site “Gay Star News”, a pesquisa veio na sequência de uma cena dramática em Roma: um garoto de 14 anos pulou da janela de sua casa após deixar um dramático bilhete para seus pais.
No papel, o garoto escreveu o nome de pelo menos 12 homens que praticaram bullying com ele nos últimos meses. A polícia está investigando.
“Este foi apenas um caso. Todos os anos, dezenas de adolescentes LGBT italianos cometem suicídio e suas famílias não revelam a verdade. O Gay Center recebe, anualmente, ao menos 20 mil contatos, sendo que 60% dos telefonemas são realmente dramáticos”, contou Marrazzo à reportagem.
HAY TORRES
TÁ POHA!
Marcelo Andreolli tira o jeans
e posa sem nada para Hay Torres
Fotos: Hay Torres
e posa sem nada para Hay Torres
Fotos: Hay Torres
Veja mais em www.facebook.com/TaPoha
DIREITOS
GUETO?
Condomínio para gays idosos
causa polêmica na França
Texto: Redação
causa polêmica na França
Texto: Redação
Está causando polêmica o condomínio residencial destinado a LGBT com mais de 50 anos no sudoeste da França. O empreendimento do The Villages Group recebeu críticas de ativistas arco-íris, do prefeito e de moradores do vilarejo de Sallèles d’Aude, nos arredores do condomínio.
O projeto, segundo contou, à “BBC Brasil”, o diretor da empresa, Danny Silver, só mirou os gays depois de ter encalhado. “É puro negócio. Quando começamos a vender as casas, em junho, o mercado estava muito fraco. Tivemos então a ideia de visar a clientela gay, com alto poder aquisitivo”.
O condomínio para gays e lésbicas terá 107 casas “ecológicas”, vendidas entre 236 mil e 248 mil euros (entre R$ 717,3 mil e R$ 753,8 mil), além de duas piscinas, quadra de tênis, campo de golf, sauna, centros de lazer e ainda um hotel e um restaurante, abertos ao público em geral.
“Estamos chocados e somos desfavoráveis”, disse Michel Germain, presidente da associação francesa de gays aposentados, que luta contra o isolamento, em entrevista à radio “RTL”.
“Não aprovo a ideia de viver em gueto como ocorre nos Estados Unidos ou na Alemanha, onde há condomínios desse tipo. Os gays não devem criar um grupo à parte”, afirma .
Para Catherine Tripon, porta-voz da associação Outros Círculos, que luta contra a homofobia, “é preciso entender que os gays aposentados viveram em outra época, em um período onde a homossexualidade era (considerada) um crime ou uma doença”.
O prefeito do vilarejo de Sallèles d’Aude, Yves Bastié, afirma “ter caído das nuvens” quando soube, recentemente, que o condomínio terá moradores gays.
Ele havia concedido em janeiro as autorizações para construir. “Quando assinei os documentos, o projeto não era esse e poderia ter sido um motivo para recusá-lo”, diz o prefeito do vilarejo de 3 mil habitantes.
Bastié, que ressalta não ser homofóbico, lamenta “ter sido colocado diante do fato consumado e não ter podido informar os habitantes do vilarejo previamente”. Mas ele destaca o impacto financeiro positivo do projeto.
O prefeito convocou reuniões de emergência com os moradores para explicar a situação. Nesses encontros, segundo a imprensa francesa, alguns habitantes afirmaram temer a criação de um gueto no local.
Outros fizeram comentários irônicos e até mesmo discursos homofóbicos. Mas também há moradores que destacam o lado positivo do investimento, que deverá atrair novos consumidores ao vilarejo onde várias lojas têm sido fechadas nos últimos tempos em razão da crise.
“O problema é que na França as pessoas têm a visão de que um local para aposentados deve ser um asilo onde as pessoas vão para morrer”, diz Silver, à “BBC Brasil”. “Os franceses não entendem que pode ser um lugar com estilo de vida para pessoas ativas e não algo para quem precisa de cuidados médicos”, afirma.
MÚSICA
THIAGO CORRÊA
Cantor produz mashups com
sucessos da MPB e do mundo pop
Texto: Redação
Fotos: Reprodução
sucessos da MPB e do mundo pop
Texto: Redação
Fotos: Reprodução
O cantor Thiago Corrêa encontrou em sua trajetória uma deliciosa missão: realizar improváveis encontros de artistas brasileiros com astros da música pop internacional. É por meio do seu trabalho que Black Eyed Peas esbarra Zeca Pagodinho, Adele se mistura com Gilberto Gil, Rihanna entra no tom do samba de Jorge Ben e o sucesso “Emotion” do Destiny’s Child fica ainda melhor com a inserção de trechos de “Você” e “Gostava Tanto de Você”, ambas de Tim Maia.
Thiago Corrêa buscou referências no samba ouvido em sua infância e nos trabalhos de produção musical durante a adolescência para a apresentar o maduro e original Projeto MASHUP, que tem como objetivo incluir o Brasil na cena pop mundial sem estereótipos e preconceitos. Abaixo você confere vídeos disponibilizados pelo artista em seu canal no YouTube. Ah, pra quem tiver interesse, o CD de Thiago Corrêa com vários mashups está disponível para download gratuito no sitewww.thiagocorrea.com.br.
:: Para saber mais!
CULTURA
SERÁ?
Glee pode virar
musical da Broadway
Texto: Redação
musical da Broadway
Texto: Redação
Após uma turnê de muito sucesso pelos Estados Unidos, Canadá e Reino Unido entre 2010 e 2011, a série “Glee” pode voltar aos palcos novamente. Mas dessa vez da Broadway.
Segundo o site “The Hollywood Reporter”, Gary Newman, co-diretor da rede de TV Fox, anunciou os planos para o musical durante uma apresentação para acionistas.
“Lançamos um negócio para o palco ao vivo com uma turnê com ingressos esgotados em arenas de concertos em 2011 e, agora, um musical ao vivo para o palco está em andamento”, disse Newman.
Não se sabe se alguém do elenco da série premiada repetirá o papel no palco. “Glee” estreia sua 5ª temporada em setembro, nos Estados Unidos, e o presidente da Fox, Kevin Reilly, já revelou que o seriado deve terminar após a sexta temporada.
CONSUMO
ORIENTE-SE
3ª edição do Guia LGBT
Brasília vem com novidade
Texto: Redação
Brasília vem com novidade
Texto: Redação
Maior e com novidade. A terceira edição do Guia LGBT Brasília, com 28 páginas – a primeira teve 16 – já pode ser vista na internet. Pela rede, pode-se folhear a edição, baixá-la e até imprimi-la. A versão impressa tem 5 mil exemplares e é distribuída em cerca de 30 hotéis de Brasília e Taguatinga e 20 locais LGBT. O guia tem parceria com o Brasília Visitors & Convention Bureau.
Folheie o novo Guia LGBT Brasília aqui.
Dentre as novidades, está o mapa do Plano Piloto, bastante usual para turistas. E quem mora no DF também tem muito a conferir: roteiro completo arco-íris da cidade, dicas para musculação e para receber amigos em casa e nota sobre as sete paradas LGBT que ainda serão realizadas no DF. Há informações sobre como denunciar homofobia.
O Guia LGBT Brasília faz parte de uma rede em expansão (veja): São Paulo e Florianópolis já contam com edições de guias gays. Em breve, Recife e Belo Horizonte serão cobertas também pela iniciativa inédita no Brasil, com roteiros gays impressos trimestrais. Até o fim do ano, pelo menos outras três cidades integrarão o grupo.
DIREITOS
EM BRASÍLIA
Ellen Oléria se une
oficialmente a namorada
Texto: Redação
oficialmente a namorada
Texto: Redação
Juntas há um ano e meio, a cantora Ellen Oléria e a assessora Poliana Martins oficializaram o compromisso com um contrato de união estável em um cartório em Brasília, na segunda-feira, 12.
As noivas vestiam branco, com buquês de gérberas coloridas e girassóis e chegaram ao cartório em uma limusine branca.
“Isso é interessante para que a gente possa garantir para a gente, em outros espaços de atuação, esse cuidado. Para que ela possa, de fato, cuidar de mim em todas as instâncias em que eu precise dela e vice-versa. Para nós, é um motivo de muita alegria poder passar por mais essa etapa”, disse a cantora ao “iG”.
Poliana fez uma defesa do direito ao casamento para os homossexuais e criticou as igrejas que se colocam contrárias a esse direito.
“A gente precisa entender que o casamento nada mais é que uma livre concessão de direitos e não só sacramento. Enquanto considerarmos esse fundamentalismo religioso não vamos conseguir, de fato, manifestar o direito de ir e vir e de amar quem a gente quiser”, disse.
DIREITOS
PERIGO!
Lei homofóbica russa valerá
durante Olimpíada de Inverno
Texto: Redação
durante Olimpíada de Inverno
Texto: Redação
A lei que proíbe “propaganda homossexual” continuará valendo e poderá ser aplicada a todos (o que inclui atletas, público e imprensa) durante a Olimpíada de Inverno de Sochi, em março de 2014.
Quem garante é o ministro do Interior, que controla a força policial. LGBT no entanto, não serão sofrerão punições por suas orientações sexuais, desde que não as revelem em frente a crianças (o que os implicaria na citada lei homofóbica).
Na semana passada, Jacques Rodge, presidente do Comitê Olimpíco Internacional disse que, segundo informações que recebeu, atletas não seria afetados pela legislação discriminatória.
DIREITOS
TRÊS LAGOAS
Pai que espancou filho pode
ser proibido de vê-lo
Texto: Redação
ser proibido de vê-lo
Texto: Redação
O pecuarista que espancou o filho de 16 anos em Três Lagoas (MS), em 29 de julho, pode ser proibido pela Justiça de se aproximar do jovem. O pedido da medida protetiva, segundo a polícia, foi feito pela mãe da vítima e aguarda o julgamento. Ele será indiciado por homofobia e tortura.
“Estamos aguardando a resposta do pedido, que poderá fazer com que o pai não tenha mais contato com a vítima e também os laudos dos exames de corpo e delito, que constatam as agressões no menino”, afirmou o delegado Paulo Henrique Rosseto, responsável pelas investigações, ao site “Campo Grande News”.
Conforme a Polícia Civil, ao descobrir que o filho é gay, o pai o agrediu e tentou trancá-lo em um quarto sem energia elétrica. Logo depois, os irmãos e a mãe do adolescente o levaram para a casa da avó.
No entanto, o pai foi atrás e o agrediu novamente, batendo a cabeça dele e falando que ele “estava com o demônio no corpo”. Durante o caminho até o hospital, o pecuarista ainda tentou jogar o filho do carro se ele não voltasse a “ser homem”.
DIREITOS
SITUAÇÃO CRÍTICA
A situação está tão perigosa para os LGBT da Rússia que políticos alemães importantes defendem que o país facilite o asilo para cidadãos arco-íris russos.
Markus Löning, encarregado de direitos humanos do Partido Liberal Democrático (FDP) da Alemanha, pediu, em entrevista ao jornal “Welt am Sonntag”, no domingo, 11, que os Estados alemães atendam “de forma descomplicada aos homossexuais da Rússia que procurem asilo em nosso país”.
A mesma opinião é compartilhada pelo chefe da bancada parlamentar do partido A Esquerda, Gregor Gysi, a deputada verde Marieluise Beck e a ministra da Justiça, Sabine Leutheusser-Schnarrenberger.
Segundo o site do canal “Deutsche Welle”, a ministra liberal-democrata disse que, com a “exclusão dos homossexuais”, a Rússia “está dando mais um grande passo na direção de uma perfeita ditadura”, enquanto Beck informou sobre as possibilidades legais de um asilo para homossexuais.
“Já existem hoje, na lei alemã, os critérios de perseguição por questões de gênero e não estatal”, explicou a deputada. Portanto “há uma base legal para conceder proteção na Alemanha aos homossexuais perseguidos na Rússia, após o exame individual do caso”, afirmou a parlamentar.
A Rússia tem recebido críticas de diversos chefes de Estado, como dos Estados Unidos e da Islândia, além de protestos e até um beijaço mundial, após aprovarlei que pune o que chamam de “propaganda gay” e adoção de crianças por casais homossexuais este ano
Nenhum comentário:
Postar um comentário